terça-feira, 21 de outubro de 2008

sábado, 4 de outubro de 2008

Eleições e a Ignorância




ELEIÇÕES!



É quando elas chegam que o povo brasileiro pensa que realmente tem o poder nas mãos, o que faz todo o sentido na teoria, já que cada cidadão tem o controle total sobre seu voto, pelo menos é o que se espera, todavia, na prática, a realidade é outra... Pergunto-te então, como VOCÊ vota?


Venho-lhês expor, com esse texto, a precariedade do processo de seleção do candidato pelos eleitores e lhes mostrar os benefícios que uma mudança nessa escolha pode trazer a todos.


Certa vez vi um cidadão que iria votar na candidata "Marta Suplicy" e lhe perguntei por que faria isso? Respondeu-me que ela ajudou muito sua comunidade e que continuaria o fazendo se ele votasse nela. Então o questionei a respeito dos processos penais que correm contra ela, porém não obtive uma resposta consistente. Isso muito me preocupou por que esse não foi um caso único, mas algo que ocorre em grande parte da população brasileira, pois se não acontecesse esse tipo de político não alcançaria facilmente o poder. Conversando um pouco mais com essa pessoa descobri que o seu voto foi fortemente influenciado pela opinião de seus familiares próximos e que não houve nenhuma inspeção sobre os resultados de outros possíveis mandatos do candidato ou até mesmo de sua "ficha criminal". Ou seja, o eleitor acreditou, sem nenhuma crítica, nas promessas e no passado limpo do político no qual votará. Agora infira isso para toda uma população de brasileiros, teremos 169,799170 MILHÕES de brasileiros votando sem saber em quem realmente estão elegendo e um país extremamente corrupto.


Agora imagine um país em que as pessoas analisem quais candidatos estão participando das eleições, vejam quais suas propostas, como farão para concluí-las e chequem se há algum antecedente criminal ou algum processo penal em ocorrência. Teríamos eleitores conscientes de suas escolhas e a probabilidade de eleger um político corrupto seria minimizada, ou seja, teríamos um país em que realmente valeria a pena viver e que provavelmente cresceria de verdade, não necessitando de maquiagens estatísticas.


Mas qual a real distância entre as duas situações descritas? Será que necessitaríamos de uma grande reforma na estrutura do país apara atingirmos um maior bem-estar social? Se nos conscientizássemos na hora de votar e simplesmente checássemos algumas informações sobre nossos candidatos, perceberíamos rapidamente que muitos deles estão envolvidos em esquemas de corrupção ou são completamente inexperientes e, portanto, escolheríamos outro candidato, dessa maneira teríamos um país melhor para todos. Para isso basta conversar com as pessoas próximas a você e as explicar como votar de maneira consciente.Lembre-se de que pequenas ações mudam o mundo!



P.S.: ACESSEM http://www.amb.com.br/?secao=todoscan PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS CANDIDATOS COM PROCESSOS PENAIS EM OCORRÊNCIA


Apêndice:
-Processo penais contra Marta Suplicy - para mais informações sobre outros candidatos acesse

http://www.amb.com.br/?secao=todoscan


MARTA SUPLICY

PREFEITA

PT

Processos

AÇÃO PENAL 050.05.029363-0/00 – FÓRUM CENTRAL DA BARRA FUNDA (SP) - 10ª VARA CRIMINAL/ AÇÃO PENAL 455 – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – CRIMES DA LEI DE LICITAÇÕES

Ação de Improbidade Administrativa n. 583.53.2004.023317-5 – Fórum da Fazenda Pública - 14ª Vara da Fazenda Pública.

Ação de Improbidade Administrativa n. 583.53.2004.024208-5 - Fórum da Fazenda Pública - 13ª Vara da Fazenda Pública.

Ação de Improbidade Administrativa n. 583.53.2004.033717-0 - Fórum da Fazenda Pública - 9ª Vara da Fazenda Pública.

Ação de Improbidade Administrativa n. 583.53.2005.009284-6 – Fórum da Fazenda Pública - 4ª Vara da Fazenda Pública.

Ação de Improbidade Administrativa n. 583.53.2005.024162-4 –Fórum da Fazenda Pública - 3ª Vara da Fazenda Pública.

Ação de Improbidade Administrativa n. 583.53.2007.106256-8 –Fórum da Fazenda Pública - 1ª Vara da Fazenda Pública.

Ação de Improbidade Administrativa n. 583.53.2001.026257-7– Fórum da Fazenda Pública - 3ª Vara da Fazenda Pública.


-Dados retirados do IBGE - censo de 2000 sobre o tamanho da população brasileira

Continue lendo...