sexta-feira, 20 de junho de 2008

Crítica a uma sociedade perfeita

Caros amigos e amigas,

Quantas vezes vocês já não ouviram a seguinte frase: "Nesse Brasil só existem políticos corruptos"?
E após ouvirem essa reclamação e concordarem com ela, o que fizeram? Nada? Nada mesmo?

Todos os dias ao lermos, assistirmos ou ouvirmos o jornal, deparamo-nos com infinitas notícias sobre corrupção no governo, são lavagens de dinheiro, mensalões, cartões corporativos pessimamente utilizados, etc (a lista é longa). Nesse momento acontece algo incrível, percebemos que se não houvesse corrupção o Brasil seria muito melhor e, então, desenvolvemos um sentimento misto de raiva e desejo de mudança. Todavia, em alguns poucos segundos (dependendo da duração da matéria do noticiário), esse sentimento se esvai completamente... e voltamos para o nosso mundo de aceitação e compreensão.

Por que não tomamos nenhuma atitude com relação a essa situação no país?

Analogamente...
Imagine que um assaltante vai todos os dias a sua casa e leva algo de valor. Assim que você souber da situação, irá tomar alguma providência para deter o meliante no menor espaço de tempo possível.
Agora imagine que um assaltante visite todo o seu bairro todos os dias e ainda os deixe uma mensagem: "Caro cidadão desprotegido, venho por meio desta lhe informar que furtei alguns de seus objetos mais preciosos e voltarei a visitá-lo em alguns dias. Portanto, deixe parte de seu salário sobre a mesa da cozinha para facilitar meu trabalho. Atenciosamente, Maluf". Porém, nessa situação você não toma nenhuma atitude. Percebe que não há nenhuma lógica?

Se saio a rua angariando pessoas para um protesto contra a impunidade da corrupção praticada por políticos brasileiros, deparo-me, principalmente, com dois tipos de pessoas: as que desejam ajudar, mas dizem que uma simples passeata de cidadãos será inútil, pois o Estado já está mergulhado na ilegalidade e ignorará qualquer tipo de movimento contra ele, e as que também querem ajudar, porém não dispõem de tempo para tal. Ou seja, qualquer tentativa de revolução é suprimida pelos próprios sofredores.
Não pretendo descobrir porque a maioria dos cidadãos permanece passivo com a situação do sistema político brasileiro, mas ,alertar a você, que está lendo esse texto agora, de que é possível fazer algo para melhorar o seu país. Não é necessário caminhar até Brasília e acampar munido de tochas e facões na frente no Senado, mas apenas motivar a sua comunidade a agir em prol de toda a sociedade, mesmo que isso ocorra somente na sua cidade, pois como dizem meus amigos do marketing: "Pense global. Aja local".


Talvez alguns devessem se lembrar do velho ditado japonês...


Obrigado pela atenção,

Comente e critique,

Abraços,

Guilherme.

Um comentário:

  1. isso significa q não vamos mais pra Brasília quebrar o senado? que chato.. =//
    dpois vou t mandar um texto q a Ana Carolina recitou num show dela.. eh mto bom, qm sabe vc nao gosta e coloca aki no blog, enfim, dpois de ler o texto ela cantava essa musica do Tom Zé.. colocarei aki com reflexão e pra forçar sua propria reflexão..
    Unimultiplicidade - Tom Zé
    Neste Brasil corrupção
    pontapé bundão
    puto saco de mau cheiro
    do Acre ao Rio de Janeiro
    Neste país de manda-chuvas
    cheio de mãos e luvas
    tem sempre alguém se dando bem
    de São Paulo a Belém
    Pego meu violão de guerra
    pra responder essa sujeira
    E como começo de caminho
    quero a unimultiplicidade
    onde cada homem é sozinho
    a casa da humanidade
    Não tenho nada na cabeça
    a não ser o céu
    não tenho nada por sapato
    a não ser o passo
    Neste país de pouca renda
    senhoras costurando
    pela injustiça vão rezando
    da Bahia ao Espírito Santo
    Brasília tem suas estradas
    mas eu navego é noutras águas
    E como começo de caminho
    quero a unimultiplicidade
    onde cada homem é sozinho
    a casa da humanidade

    ResponderExcluir